Lar da Criança
"Dona Angelina Zillo"
Ass. das Franciscanas Miss. do Coração Imaculado de Maria Lençóis Paulista SP

Equipe Gestora

Diretora: Elen

Coordenadora: Irmã Orlanda

Assistente Social: Darlene

Gestão Escolar
A Escola de Educação Infantil – Lar da Criança Dona Angelina Zillo se divide em coordenação departamental e coordenação pedagógica, onde a primeira função é executada por uma Irmã Franciscana, que administra, contrata e fiscaliza todo trabalho desenvolvido. A parte pedagógica se dá na execução dos trabalhos desenvolvidos na escola entre professores e alunos, mediando questões cotidianas de educação infantil.

Os trabalhos desenvolvidos na escola são organizados conforme determinação da Provincial localizada na cidade de Amparo – SP, padronizando todo o serviço previsto no Regimento Escolar. Através das contratações, são destinadas as seguintes funções: Professor, Monitor, Monitor Volante entre outras especialidades como Informática e Educação Física. O acompanhamento destes trabalhos se dá através dos Planejamentos e dos Relatórios Mensais de sala de aula, desenvolvidos pelos profissionais envolvidos com cada sala. Também mensalmente, realiza-se a Reunião Pedagógica, onde são discutidos assuntos de interesse do aluno, melhorando a adaptando formas de ensino/aprendizagem.

O atendimento às pessoas que procuram pela escola se inicia com o atendimento de secretaria, dando todas as informações necessárias. Após, a Diretora Pedagógica realiza as orientações pertinentes a inscrição, matrícula e rotina escolar. Em seguida, é realizado o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição pela Assistente Social, identificando perfil socioeconômico de cada família e conforme a necessidade é solicitada uma relação de documentos (RG, CPF, Cartão Cidadão Municipal, Certidão de Nascimento e Casamento, Contrato de União Estável, Carteira de Trabalho, 06 Holerites de Pagamento, Declaração de Autônomo, Comprovante de Endereço – Luz, Contrato de Aluguel ou de Casa Própria, 03 Comprovantes de Pagamento de Aluguel, Caderneta de Vacinação e 01 foto 3×4) para preenchimento e assinatura da matrícula e Contrato de Gratuidade, ou seja, contrato que isenta qualquer tipo de cobrança de mensalidade para estudo. Tais documentos são padronizados e redigidos pela secretária. Após ingresso do aluno na escola, o acompanhamento familiar se dá através de atendimento individual e reuniões bimestrais desenvolvidas pela Irmã Coordenadora, Diretora Pedagógica, Assistente Social, Professores e Monitores.

A Diretora Pedagógica, em parceria com a Irmã Coordenadora e Assistente Social desenvolve pauta e temas a serem desenvolvidos nas reuniões pedagógicas e de pais, desenvolvendo assuntos pertinentes a escola e aos alunos, com temas atuais e de “reciclagem” dos envolvidos.

Diariamente, são tratados assuntos diversos em relação à criança e seu meio. Dessa forma, utilizamos de legislações como: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCN.

A escola, conforme dito anteriormente, se divide em duas funções fundamentais: Coordenação, desenvolvido por uma Irmã Franciscana e Coordenação Pedagógica, desenvolvido por um profissional da pedagogia contratada para executar a função de Diretora Pedagógica. A função da Coordenadora é a de administrar, manter, contratar, demitir e fiscalizar todo trabalho e pessoal envolvido. A função da Coordenação Pedagógica se dá na execução dos trabalhos diretos com os alunos, capacitando, orientando e fiscalizando o conteúdo programático, mantendo a qualidade do serviço oferecido.

Todo esse trabalho se dá através dos Planejamentos e dos Relatórios Mensais de sala de aula, desenvolvidos pelos profissionais envolvidos com cada sala. Bimestralmente, realizamos a Reunião Pedagógica, onde são discutidos assuntos de interesse do aluno, melhorando a adaptando formas de ensino/aprendizagem. O aprendizado do aluno é avaliado através de observações sistemáticas e preenchimento do Relatório do Aluno pelo professor responsável pela sala de aula.

As reuniões na Diretoria de Educação Municipal são eventuais, apenas para orientação e preenchimento do Censo Escolar e alimentação do Sistema SED.

A escola recebe mensalmente doações de empresas do município e pessoas físicas, subvenção municipal, porém, a maior parte da manutenção dos trabalhos é mantida pela Associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria com sede em Amparo – SP.

Todas as decisões pertinentes às necessidades físicas e materiais são tomadas pelo Conselho Fiscal da Associação.
Lar da Criança
“Dona Angelina Zillo”
Rua Anita Garibaldi, 534
Lençóis Paulista SP
(14)3263.5666
[email protected]
Irmãs Franciscanas
Missionárias do Imaculado
Coração de Maria